Sejam bem-vindos!!!

Criaturas pensantes,
Este Blog é nosso! Fiquem à vontade para escrever, comentar, dar palpites e principalmente fuçar!
Beijosss da Pro

Metrificação
É a técnica para se medir um verso. Em Português, ela se apóia na tonicidade das palavras - é a escansão; contagem dos sons dos versos. É importante observar que as sílabas métricas diferem das sílabas gramaticais, observando-se as seguintes regras.
1. Contagem das sílabas métricas
a) só contaremos até a última sílaba tônica de um verso.
EX: Eu/ can/to/ por/que o /ins/tan/te e/xiste

b) Quando em um verso uma palavra terminar por vogal átona e a palavra seguinte começar por vogal ou H (que não tem som, portanto não é fonema, mas uma simples letra), dar-se-á uma elisão.
EX: Eu/ can/to/ por/que o /ins/tan/te e/xiste

c) Sinérese: é a fusão de dois sons num só dentro da mesma palavra.
EX: Eu/ can/to/ por/que o /ins/tan/te e/xiste

d) Diérese: o contrário da sinérese. Separa em sílabas distintas dois sons vocálicos dentro de uma mesma palavra.
EX: A/ra/me e/ se/da/ per/corro
o/ fi/o/ do/ tem/po/ liso.

e) Hiato: é o contrário da elisão. Separa-se de dois sons interverbais (a sinérese e a diérese são intraverbais; a elisão e o hiato são interverbais). Conferir elisão e hiato no exemplo a seguir:
E/ va/ ga
Ao/ lu/ ar
Se a/pa/ga
No / ar.

2. Classificação do verso quanto ao número de sílabas
a) Isométricos: são os versos de uma só medida. São classificados como: monossílabos, dissílabos, trissílabos, tetrassílabos, pentassílabos (ou redondilha menor), hexassílabos (heróico quebrado), heptassílabos (redondilha maior), octossílabos, eneassílabos, decassílabos (medida nova), hendecassílabos, dodecassílabos (ou alexandrinos).
b) Heterométricos: são os versos de diferentes medidas usados em um mesmo poema.
c) Versos livres: são aqueles que não obedecem a nenhum esquema. Não há metro, mas apenas ritmo, chamado de “ritmo interior”, muito ao gosto dos poetas modernistas.
d) Estrofe: o agrupamento de versos em um mesmo espaço, formando uma unidade rítmica e psicológica. Podem ser classificados como: monóstico, dístico, terceto, quarteto (ou quadra), quintilha, sextilha, sétima, oitava, nona, décima.Todas as estrofes que tenham mais de dez versos recebem a denominação de irregulares.