Sejam bem-vindos!!!

Criaturas pensantes,
Este Blog é nosso! Fiquem à vontade para escrever, comentar, dar palpites e principalmente fuçar!
Beijosss da Pro

Notícia informativa é o gênero textual que tem por objetivo informar sobre temas gerais, fatos, etc. Suas características são:

  • Presença de um título no texto;
  • Objetividade e a clareza nas informações;
  • Uso da norma padrão da Língua Portuguesa.

Veja o exemplo retirado do jornal:

"A CET (Companhia de Engenharia de Trafégo) recomenda que motoristas evitem parte da avenida Paulista a partir de hoje, primeiro dia útil após a ampliação da interdição da via. A interdição cobre a faixa da direita nos dois sentidos da praça Oswaldo Cruz até a Brigadeiro Luís Antônio. No sentido Consolação, o desvio deve ser feito pelas ruas Treze de Maio, Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Antônio Carlos. No sentido Vila Mariana - Centro, a opção é seguir pela rua Vergueiro e desviar para a av. Liberdade".

Folha de São Paulo. Caderno Cotidiano, 22 de outubro de 2007.

Exercício

Escrevam, em grupos, uma notícia informativa, avisando aos colegas as datas das provas do Projeto de Recuperação do Estado de São Paulo.

Dica: Usem o dicionário para não cometer "equívocos" ortográficos!

Obs: O melhor texto de cada classe, será exposto no mural da sala e aqui no blog!

Texto expositivo é o gênero que tem por objetivo expor e aprofundar informação ao leitor, ou seja transmitir conhecimentos. As características básicas deste gênero são:

  • a presença de um tema específico, claramente identificado e delimitado;
  • uma estrutura, ou seja, uma forma própria de organizar a informação;
  • um objetivo estabelido previamente pelo enunciador que será depois interpretado pelo leitor;
  • a presença de um título no texto;
  • objetividade e clareza nas informações;
  • o uso da norma padrão da Língua Portuguesa.

Exercício

Escrevam, em duplas, um texto expositivo, expondo os conceitos estudados anteriormente sobre comunicação.

Dica: Usem o dicionário para não cometer "equívocos" ortográficos!

Obs: O melhor texto de cada classe, será exposto no mural da sala e aqui no blog!

Carlos Drummond de Andrade
Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.
Exercício para o lar
•Expressem o poema em forma de imagem, em papel sulfite, que pode ser construída com lápis, tintas ou recortes.
Glossário
•Comunicação é a interação entre duas ou mais pessoas.
•Linguagem é o meio pelo qual as pessoas se comunicam.
•Linguagem verbal é aquela que se utiliza de palavras.
•Linguagem não-verbal é aquela que se utiliza de gestos, imagens, notas musicais, etc.
•Código é um conjunto de sinais convecionados pelas pessoas .
•Língua é um código formado por palavras e leis combinatórias, por meio do qual as pessoas de uma mesma comunidade se comunicam.
•Interlocutores são as pessoas que participam da comunicação.
•Locutor ou emissor é o interlocutor que fala.
•Locutário ou receptor é o interlocutor com quem se fala.

Cássia Eller

Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva

Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras, momento

Palavras, palavras
Palavras, palavras
Palavras ao vento

Questionário


1. Qual a importância das palavras em sua vida?
2. Qual o perigo que as palavras trazem no dia-a-dia das pessoas?
3. Que relação há entre “palavras” e “comunicação”?
4. Como nos comunicamos? Apenas por palavras?
5. O que é linguagem?
6. Qual a importância da palavra na comunicação?
7. Procure “palavra” no dicionário. Qual das acepções (significados) melhor se encaixa na letra da música?