Sejam bem-vindos!!!

Criaturas pensantes,
Este Blog é nosso! Fiquem à vontade para escrever, comentar, dar palpites e principalmente fuçar!
Beijosss da Pro

PAR Chamamos de Lusofonia o conjunto de identidades culturais e lingüísticas existentes em países falantes de Português: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. Alguns afirmam que a Galiza, território que pertence a Espanha e onde se localiza a famosa cidade de Santiago de Compostela, também faz parte da lusofonia.
PAR A Língua Portuguesa é falada por cerca de 230 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo. A formação do Império Colonial Português levou, por motivos econômicos e políticos, a espalhar a Língua Portuguesa pelo mundo. Do contato com os povos encontrados resultou um forte intercâmbio de produtos, costumes, técnicas, conhecimentos culturais, religiosos e lingüísticos. Embora tenha prevalecido a língua dominante, muitas palavras dos outros povos entraram no sistema lingüístico do Português, tais como manga, moleque, capivara, chá etc.
PAR A Língua Portuguesa sai de Portugal e ganha raízes em outras partes do mundo sofrendo, naturalmente, mudanças. Essas mudanças que ocorrem no Português falado no mundo chamam-se de variações geográficas ou diatópicas.

PAR Os romanos desembarcam, na Península Ibérica, em 218 a.C. Aos poucos foram promo­vendo a colonização, impondo sua cultura e sua língua, o latim.
PAR A Língua Portuguesa originou-se do la­tim falado, por pessoas simples, que deixavam Roma para ir morar na nova província romana da Lusitânia. Além, é claro, dos antigos mora­dores, que não sendo romanos, não falavam latim, mas achavam vantajoso aprenderem essa língua, visando a um futuro mais próspero. Mais tarde, a parte norte da província da Lusitânia, a Gallaecia, junta-se à província Tarraconensis. Veja o mapa abaixo:

PAR A partir de 218 a.C. até o século XI, a língua falada em toda a Península Ibérica era o roman­ce, palavra que vem de Roma. O romance é uma língua intermediária entre o latim falado pelo povo e as línguas neolatinas atuais.
PAR Entre os anos 409 e 711, povos de origem ger­mânica dominam a Península Ibérica. Em 711, ocorre a invasão árabe na Península. A língua árabe torna-se a língua oficial das regiões con­quistadas, mas grande parte da população conti­nua a falar o romance.
PAR Aos poucos ocorre a retomada dos territó­rios ocupados. Surgem novos reinos que dividem entre si o território peninsular. Dentre os reinos está Portugal, onde se falava o galego-português, que deu origem ao nosso idioma. Com a Reconquista, as populações do norte (que falavam galego-português) ocuparam também o sul, dan­do assim origem ao território português. Puxa! Quantas reviravoltas! Mas não pára por aí!
PAR Os séculos XV e XVI assistem à expansão marítima portuguesa. Com a construção do im­pério português de ultramar, a língua portuguesa faz-se presente em vários lugares da Ásia, África e América, sofrendo influências locais. É assim que o português chega ao Brasil. Aqui, ele irá interagir com os povos indígenas, mas também com os escravos vindos da África e, mais tarde, com os muitos imigrantes que aqui chegaram, tais como italianos, espanhóis, árabes etc.

(LANDEIRA, J. L. & MATEOS, J. H., especialmente para esta obra)